Agende sua consulta

Ansiedade

filete rosa. svg
Updated: 20/09/2023
Tempo de leitura 3 min.

Sumário

Sentir medo, nervosismo ou apreensão é algo natural, principalmente diante de situações muito especiais ou inesperadas. A ansiedade faz parte do nosso cotidiano, mas quando começa a interferir de forma que atrapalhe a nossa vida, se torna uma condição que precisamos olhar com mais atenção.

O que é a ansiedade?

A ansiedade é um sentimento de apreensão que experimentamos quando existe algum tipo de incerteza em relação ao futuro. Normalmente ficamos ansiosos com uma entrevista de emprego, com a viagem que faremos no final de semana, com o nascimento de um filho, a realização de uma prova, entre outras situações similares.

Por isso, sentir ansiedade é algo muito natural e pode até mesmo nos trazer benefícios, já que estimula a tomada de decisão e as ações. Mas somente quando esse sentimento ocorre de uma forma moderada.

Algumas pessoas vivenciam o excesso de ansiedade. Nesse caso, ocorre um transtorno que causa preocupação excessiva, sofrimento antecipado, medo e nervosismo de uma forma constante e muitas vezes também com sintomas físicos, como sudorese e aceleração do ritmo cardíaco, por exemplo.

Quais são as características da ansiedade patológica?

A ansiedade é considerada patológica, ou seja, uma doença, quando ela começa a afetar diferentes aspectos da nossa vida. Experimentar a ansiedade de forma frequente e muito intensa caracteriza um transtorno que precisa ser tratado.

Quando a ansiedade está dentro de um limite saudável, ela acontece somente em algumas situações especiais. No caso da ansiedade patológica, o estado de tensão e apreensão é constante e ocorre mesmo diante de situações muito comuns do dia a dia.

Pensamentos negativos invadem a nossa mente de forma espontânea. Não conseguimos controlar as emoções negativas e temos a sensação de que algo ruim pode acontecer a qualquer momento. Por isso, sentimos medo o tempo todo, ficando sempre em estado de alerta e apreensivo em relação a tudo aquilo que pode acontecer, mesmo que não tenha nenhum indício real mostrando isso.

Quando a ansiedade atinge esse estágio, ela atrapalha a nossa vida de forma significativa. Interfere em seus estudos, no trabalho, na vida social, nos relacionamentos, no convívio com a família e até mesmo no desenvolvimento pessoal.

Tudo isso porque esses sentimentos negativos e desagradáveis, na maioria das vezes, provocam uma espécie de paralisia que traz o sentimento de impotência e total falta de ação para solucionarmos o que precisamos naquele momento.

De toda forma, muitas vezes a ansiedade acontece por causa de fatos corriqueiros. Há uma supervalorização dos pequenos problemas que, às vezes, nem sempre é um problema difícil de ser resolvido.

Quais são os sintomas de ansiedade?

Embora a ansiedade seja um transtorno psicológico, ela provoca sintomas emocionais e físicos. Veja a seguir quais são eles.

Sintomas emocionais

Alguns dos sintomas emocionais ou psicológicos da ansiedade patológica são:

  • preocupações excessivas;
  • medo exagerado;
  • tensão constante;
  • dificuldade para relaxar;
  • sensação de desastre iminente;
  • falta de controle sobre os próprios pensamentos;
  • pensamentos negativos e intrusivos;
  • pensamentos obsessivos;
  • compulsão;
  • dificuldade de concentração;
  • sensação de perda de controle; e outros.

Sintomas físicos

A tensão constante causada pela ansiedade provoca alterações no funcionamento do organismo manifestando sintomas como:

  • palpitação;
  • dor no peito;
  • falta de ar;
  • respiração ofegante;
  • tremores;
  • tensão muscular;
  • enjoo e vômitos;
  • tontura;
  • dor de cabeça;
  • insônia;
  • pernas agitadas;
  • problemas digestivos;
  • suor frio; e outros.

Como a ansiedade é tratada?

A ansiedade pode ocorrer a partir de diferentes fatores, por isso, suas causas não são muito específicas e variam de uma pessoa para a outra. Logo, o tratamento é feito de uma forma individualizada a partir da investigação daquilo que aconteceu ou está acontecendo na nossa vida para provocar o quadro ansioso.

O tratamento pode ser feito de três formas diferentes. A psicoterapia realizada com psicólogo é fundamental para que a pessoa possa entender aquilo que está acontecendo com ela e consiga recuperar o controle das suas próprias emoções, além de ressignificar as situações que estão fazendo com que ela fique ansiosa.

Também existem medicamentos que ajudam a controlar a ansiedade. Eles são obtidos por meio de receita médica. Por fim, podem ser combinados esses dois métodos, a psicoterapia e os medicamentos, quando o quadro é um pouco mais complexo.

Vale ressaltar que o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas. Por isso, saber identificar quando o quadro é patológico é fundamental para procurar a ajuda de um psicólogo e evitar os efeitos negativos que esse problema pode trazer.

Angelina Loureiro
CRP 06/92691
Sou formada em Psicologia pela Universidade São Marcos – São Paulo/SP.
Atendimento clínico desde 2008
Veja minha formação completa
Gostou desse conteúdo? Compartilhe com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua consulta
Agende aqui
Fazer terapia não é um ato de fraqueza ou loucura. É uma demonstração de coragem, lucidez, força e determinação para mudar o que te impede de ser feliz.
filete rosa. svg
Acompanhe no Instagram
@psi.angelinaloureiro
De ontem! 4.1 comemorado no estilo mexicano!
No meio de uma semana caótica, com feriado, muita gripe e corticóide todo dia pra levantar a pessoa aqui, finalizei com um jantar, muita risada e a certeza que esse ano novo será maravilhoso! Porque a gente não controla o que acontece com a gente, mas controlamos a nossa forma de encarar o problema! ❤️
Sem tempo, nada acontece!
Sem tempo, nada se consolida!
O tempo cura, renova, melhora, traz maturidade pra pessoas e idéias, nos faz ver como a vida pode se transformar num piscar de olhos e nos dá sempre a certeza de um recomeço. 
Precisamos de tempo para absolutamente tudo! É o que nos traz a certeza de aproveitarmos o máximo que podemos da nossa vida. 
E você, como anda aproveitando o seu tempo?
#vempraterapia
A ansiedade toma conta do nosso dia a dia e não deixa com que percebamos os detalhes do caminho percorrido. E são esses detalhes que tornam as nossas conquistas tão especiais!
Que em 2023 seja possível sair do automático e aproveitar cada detalhe, erros ou acertos, pois são eles que nos guiam para atingir cada objetivo planejado! Seja feliz em 2023! Com muita saúde, muito amor e momentos especiais!
Vem que vem 2023!!!
#felizanonovo #happynewyear
O que você tem feito da sua vida? Leia até o final!

Um #recebido que vale a pena ir pro feed!
Essa frase é muito conhecida por todos nós. Mas você tem colocado em prática? Ou ainda está no modo automático? Fazendo tudo sempre igual?

Sua cabeça está aberta para aceitar novas formas de agir? Novas formas de viver? 

Formas diferentes, mas que também trazem felicidade.
Fazer diferente nos tira da zona de conforto sim, incomoda no início, nos tira do conhecido.
Mas é importante para termos novas, e muitas vezes, melhores experiências.

Olhe para o todo e considere novos caminhos, novas atitudes... só assim você terá resultados diferentes do que tem hoje.

#vempraterapia
Sempre teremos obstáculos e a escolha sobre o que fazer com eles é nossa!
Que tal tornar a vida menos complicada e mais aproveitada? Sempre tem um caminho possível. Pense nisso! 
#vempraterapia
This error message is only visible to WordPress admins
Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
magnifiercrossmenuchevron-down