Agende sua consulta

Psicologia do esporte

filete rosa. svg
Updated: 20/09/2023
Tempo de leitura 3 min.

Sumário

No mundo dos esportes, existe uma preocupação muito grande em oferecer suporte nutricional e preparo físico para os atletas. No entanto, a saúde mental é tão importante quanto a física e afeta de forma significativa o desempenho do indivíduo na modalidade praticada. Por isso, a psicologia do esporte vem exercendo um papel fundamental dentro da preparação de qualquer atleta, seja ele profissional ou amador.

O que é a psicologia do esporte?

A psicologia do esporte é uma ciência que tem por objetivo compreender quais são as demandas relacionadas às atividades esportivas e à prática de exercícios físicos. O intuito é oferecer assistência adequada para os praticantes dessas modalidades, a fim de proporcionar mais equilíbrio para sua saúde mental e também fortalecer e harmonizar diferentes aspectos da personalidade.

Esse campo do saber também estuda de que maneira os esportes e os exercícios físicos afetam aspectos emocionais de um indivíduo, como no caso daqueles que têm algum tipo de patologia. Em resumo, a psicologia do esporte estuda as pessoas e o comportamento delas dentro do contexto esportivo e das práticas de exercícios e atividades físicas.

Qual é o objetivo da psicologia do esporte?

Você já parou para pensar no tamanho da pressão que um jogador de time de futebol enfrenta? Existe uma cobrança constante por resultados, o que ocorre dentro da própria equipe e também por parte dos torcedores daquele time. Há, ainda, as cobranças pessoais em busca dos melhores resultados para ter um desempenho cada vez melhor.

Somente por esse aspecto podemos perceber o impacto psicológico que o atleta sofre na prática da sua modalidade. Existe também a ansiedade em função da competição, o medo de não se sair bem, alguns bloqueios que podem ser desencadeados por traumas em função de lesões ou acidentes já sofridos, e assim por diante.

A psicologia do esporte tem por objetivo auxiliar os atletas na superação dessas situações e das dificuldades e desafios que elas trazem. O intuito é possibilitar a essas pessoas a preparação psicológica necessária para terem uma boa performance e alcançar os seus melhores resultados.

A preparação da saúde mental é tão importante quanto a saúde física durante uma competição esportiva. A psicologia do esporte auxilia nessa preparação para que o atleta se sinta mais confiante, tenha controle sobre as suas próprias emoções, desenvolva autoconhecimento e inteligência emocional, a fim de aplicar tudo isso durante os seus treinamentos e competições.

Para quem essa área da psicologia é voltada?

Até aqui falamos a respeito da psicologia do esporte voltada para grandes atletas, ou seja, aqueles de alto desempenho. É fato que ela é voltada para esses indivíduos, mas não se limita a eles.

Isso porque o psicólogo especialista nesse campo também pode atuar junto a pessoas comuns em academias de ginástica, centros recreativos, clubes, escolas, entre outros projetos, trabalhando em parceria com educadores físicos.

Afinal, a psicologia do esporte também ajuda a compreender outros fenômenos psicológicos relacionados à atividade esportiva. Assim, se estende para a psicologia do desenvolvimento, a psicologia organizacional, psicologia educacional, social, e outras.

O psicólogo do esporte pode oferecer apoio para aqueles que estão, por exemplo, passando por um momento de reabilitação, seja após uma lesão, um acidente ou uma cirurgia. Por isso, esse especialista atua junto a times, oferecendo suporte para atletas individuais profissionais, para os amadores e pessoas comuns que possam precisar deste tipo de apoio.

Quais são os benefícios da psicologia do esporte?

Como dito, a psicologia do esporte ajuda na preparação psicológica e emocional dos atletas. Ela contribui para elevar a autoestima desses indivíduos, fazendo com que tenham mais confiança e segurança na hora das competições.

Por isso, entre os seus benefícios está a melhoria do desempenho e do rendimento dos atletas. Também é possível perceber um domínio maior das emoções para lidar com as vitórias, as derrotas e ainda outros desafios, como a pressão, as cobranças e os conflitos que podem acontecer com outros atletas.

Não podemos esquecer, é claro, do benefício para aqueles que precisam passar por uma recuperação intensa e que sentem a necessidade de recuperar a autoconfiança para voltar para as competições.

Assim, a psicologia do esporte é um campo muito completo que auxilia na estabilidade da saúde emocional de atletas, profissionais e amadores, para que possam alcançar os resultados que desejam, porém, de uma forma saudável e sem oferecer riscos para si mesmos.

Angelina Loureiro
CRP 06/92691
Sou formada em Psicologia pela Universidade São Marcos – São Paulo/SP.
Atendimento clínico desde 2008
Veja minha formação completa
Gostou desse conteúdo? Compartilhe com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua consulta
Agende aqui
Fazer terapia não é um ato de fraqueza ou loucura. É uma demonstração de coragem, lucidez, força e determinação para mudar o que te impede de ser feliz.
filete rosa. svg
Acompanhe no Instagram
@psi.angelinaloureiro
This error message is only visible to WordPress admins
There has been a problem with your Instagram Feed.
magnifiercrossmenuchevron-down