Às vezes você sente dificuldade para entender as reações ou o comportamento das outras pessoas? Acontece também de sentir dificuldade para entender aquilo que você mesmo sente? Esse tipo de situação ocorre quando não temos a nossa inteligência emocional trabalhada.
A inteligência emocional é a capacidade que nós temos de reconhecer, avaliar e entender os nossos próprios sentimentos e emoções. Porém, não se limita a isso porque ela também engloba os sentimentos e as emoções das outras pessoas.
Significa que, quando essa habilidade está bem trabalhada e é aprimorada, ela permite lidarmos da melhor forma com as situações do cotidiano. Isso porque sabemos como elas nos afetam e aprendemos a controlar as nossas ações, para que as nossas reações sejam positivas e não impulsivas.
Quando se trata das emoções dos outros, a inteligência emocional permite termos um melhor relacionamento interpessoal. Isso acontece porque conseguimos adotar uma postura mais adequada de acordo com os sentimentos demonstrados pelos outros.
A inteligência emocional é uma habilidade muito importante porque ela nos permite estar no controle de nós mesmos. É difícil mudarmos aquilo que acontece ao nosso redor, mas podemos mudar a maneira como encaramos as diferentes situações enfrentadas no dia a dia.
Ao desenvolver a inteligência emocional, deixamos de ser reféns dos nossos impulsos. Conseguimos manter o equilíbrio mesmo diante de um problema ou um desafio, algo que poderia abalar as nossas estruturas causando descontrole ou desequilíbrio emocional, que pode ser por meio da irritabilidade, da raiva, da tristeza, da ansiedade ou do estresse.
Sendo assim, ela é fundamental para adotarmos uma postura mais equilibrada em todas as situações. Porém, não estamos dizendo que a postura deve ser fria, e sim para que a nossa reação seja mais racional, evitando a tomada de decisões equivocadas ou atitudes que possam causar arrependimentos.
Também explicamos que por meio da inteligência emocional é possível melhorar os relacionamentos interpessoais. Isso acontece porque conseguimos identificar aquilo que o outro está sentindo e, dessa forma, podemos adotar uma abordagem que permita uma aproximação pacífica e uma resolução de conflitos mais adequada.
Quando sabemos aquilo que devemos falar ou o que fazer para a pessoa, dependendo da emoção que ela demonstra, temos maiores chances de manter uma boa comunicação com esse indivíduo.
Sendo assim, a inteligência emocional pode favorecer as relações na família, no meio social e também no trabalho. Inclusive, os empregadores utilizam testes comportamentais para fazer a seleção de candidatos, e uma das habilidades mais procuradas pelas empresas é a inteligência emocional.
No ambiente de trabalho, ela ajuda a manter o clima organizacional equilibrado, torna o profissional mais resiliente, concentrado, focado, capaz de resolver problemas com mais facilidade e trabalhar sob pressão em diferentes cenários. Logo, desenvolver a inteligência emocional também pode contribuir para o seu sucesso na carreira.
Para desenvolver a inteligência emocional é preciso desenvolver também o autoconhecimento. Isso porque precisamos conhecer os nossos pontos fortes e as nossas fraquezas, olhar para as nossas qualidades e os nossos defeitos, a fim de entender quem somos de verdade.
Desse modo, podemos perceber as nossas próprias emoções diante de cada situação e observar todas elas a partir de um novo ponto de vista. O objetivo é refletir sobre tudo isso para entender porque reagimos de uma determinada forma e as consequências que isso tem, sejam elas positivas ou negativas.
Esse conhecimento também ajuda a entender o que cada uma das emoções significa. Afinal, quando reagimos com irritabilidade diante de uma situação, nem sempre é porque estamos com raiva. O motivo pode ser medo ou insegurança, por exemplo. Quando conseguimos ter essa compreensão, gerenciamos as nossas emoções de uma forma muito mais eficiente.
Para desenvolver o autoconhecimento e a inteligência emocional, podemos contar com o apoio de um psicólogo. Ele atua como um guia para que possamos criar caminhos dentro do nosso próprio ser, conhecendo cada detalhe que compõe a nossa personalidade.
Muitas vezes, o desenvolvimento da inteligência emocional requer olharmos e trabalharmos dores, traumas e bloqueios que nem sempre percebemos que estão ali. A psicoterapia possibilita reconhecer essas condições para que elas sejam ressignificadas e não interfiram mais nas nossas emoções e reações, para termos um pleno domínio daquilo que sentimos.
Porém, é importante lembrar que a inteligência emocional não se trata de se tornar uma pessoa fria. As nossas emoções continuarão ali, mas vamos aprender a gerenciá-las para que elas não se manifestem de uma forma intensa em momentos inadequados. Também para que não interfiram em nossas relações, inclusive de cada um consigo mesmo.
Todas as pessoas precisam desenvolver a inteligência emocional. Principalmente nos dias de hoje, quando a rotina é muito corrida e existem cobranças excessivas. Saber lidar com as nossas emoções é fundamental para manter o equilíbrio da saúde mental e ter mais qualidade de vida.
De ontem! 4.1 comemorado no estilo mexicano!
No meio de uma semana caótica, com feriado, muita gripe e corticóide todo dia pra levantar a pessoa aqui, finalizei com um jantar, muita risada e a certeza que esse ano novo será maravilhoso! Porque a gente não controla o que acontece com a gente, mas controlamos a nossa forma de encarar o problema! ❤️
Sem tempo, nada acontece!
Sem tempo, nada se consolida!
O tempo cura, renova, melhora, traz maturidade pra pessoas e idéias, nos faz ver como a vida pode se transformar num piscar de olhos e nos dá sempre a certeza de um recomeço.
Precisamos de tempo para absolutamente tudo! É o que nos traz a certeza de aproveitarmos o máximo que podemos da nossa vida.
E você, como anda aproveitando o seu tempo?
#vempraterapia
A ansiedade toma conta do nosso dia a dia e não deixa com que percebamos os detalhes do caminho percorrido. E são esses detalhes que tornam as nossas conquistas tão especiais!
Que em 2023 seja possível sair do automático e aproveitar cada detalhe, erros ou acertos, pois são eles que nos guiam para atingir cada objetivo planejado! Seja feliz em 2023! Com muita saúde, muito amor e momentos especiais!
Vem que vem 2023!!!
#felizanonovo #happynewyear
Há 4 anos atrás (embarquei exatamente em 24/12), eu fui realizar um sonho! Mais um! 🙏🏻
Intercâmbio aos 36 anos e apostando alto. Algo muito desejado desde os meus 16.
Voltei com toda a minha vida diferente e com uma das experiências mais sensacionais que tive na vida.
Eu, Angelina, gosto de experiências que me mostrem o quanto esse mundo é grande e diverso e o quanto sou abençoada por cada dia vivido, mesmo com os perrengues, que são muitos. Foram 8 incríveis meses. Sou só agradecimento por essa experiência!
Muito obrigada Austrália! Você me fez crescer muito! Sinto saudades! ♥️🇦🇺
O que você tem feito da sua vida? Leia até o final!
Um #recebido que vale a pena ir pro feed!
Essa frase é muito conhecida por todos nós. Mas você tem colocado em prática? Ou ainda está no modo automático? Fazendo tudo sempre igual?
Sua cabeça está aberta para aceitar novas formas de agir? Novas formas de viver?
Formas diferentes, mas que também trazem felicidade.
Fazer diferente nos tira da zona de conforto sim, incomoda no início, nos tira do conhecido.
Mas é importante para termos novas, e muitas vezes, melhores experiências.
Olhe para o todo e considere novos caminhos, novas atitudes... só assim você terá resultados diferentes do que tem hoje.
#vempraterapia
Sempre teremos obstáculos e a escolha sobre o que fazer com eles é nossa!
Que tal tornar a vida menos complicada e mais aproveitada? Sempre tem um caminho possível. Pense nisso!
#vempraterapia