As nossas opiniões não são direcionadas apenas às outras pessoas. Na verdade, temos muitos julgamentos que são voltados para nós mesmos, e eles podem ser positivos ou negativos. Compõem a imagem que temos de nós e, com isso, formam a nossa autoestima.
A autoestima é a avaliação que nós fazemos de nós mesmos. Trata-se do modo como vemos a nossa própria pessoa e a imagem que criamos baseada em nossas características, tanto físicas quanto de personalidade.
Nem sempre essa avaliação acontece de forma coerente. É bastante comum que a autoestima seja subjetiva. Às vezes, temos uma opinião muito negativa sobre nós mesmos e nem nos damos conta de que esse julgamento acaba interferindo em diferentes aspectos da nossa vida.
É importante interpretar o termo autoestima da maneira correta também. A palavra auto na verdade é um prefixo de origem grega. Ele significa a si mesmo ou a si próprio. Muitos acabam confundindo com a palavra alto, que tem relação com altura.
Mas, como vimos, quando falamos de autoestima trata-se do sentimento de apreço, de carinho, de afeto, admiração ou respeito que temos por nós mesmos. É o reconhecimento dos nossos valores. Por isso uma pessoa pode ter uma baixa autoestima ou então uma autoestima elevada.
A autoestima é uma questão mais complexa do que muitos de nós imaginamos. Algumas pessoas acreditam que ela se refere apenas ao nosso aspecto físico e se estamos ou não satisfeitos com essa aparência.
É verdade que isso também tem um impacto significativo na autoestima, mas ela não se limita a essa imagem exterior. Inclusive, muitas vezes aquilo que exteriorizamos é feito de uma determinada maneira justamente porque a autoestima está baixa ou elevada.
Sabe aqueles dias em que não nos sentimos bem e preferimos ficar de roupas largas, despenteados e deitados no sofá? Isso pode acontecer porque a nossa autoestima está baixa naquele dia e isso se reflete na maneira como cuidamos da nossa aparência.
Por outro lado, quando acordamos felizes, bem dispostos e cheios de confiança, preferimos nos arrumar muito bem porque isso vai refletir a nossa autoestima elevada. Sendo assim, essa imagem que cultivamos do nosso próprio ser é muito mais profunda.
A autoestima nos ajuda a reconhecer as nossas qualidades e darmos valor para elas, sem focar tanto nos aspectos que não nos agradam. Quando uma pessoa se sente bem consigo mesma, ou seja, quando está com a sua autoestima elevada, ela se relaciona muito melhor com as outras. Também tem mais disposição para conduzir as atividades do dia a dia, se dedica com afinco aos estudos e ao trabalho.
Tudo isso porque sente confiança na sua capacidade e no seu potencial. Então, fica mais segura para de fato viver a sua própria vida, sem sentir medo de julgamentos que possa receber pelo caminho.
A autoestima muito baixa provoca bloqueios, limitações e o sentimento de inferioridade e incompetência. Por isso é tão importante trabalhar esse aspecto em nós mesmos, para que ele não seja um empecilho para concretizarmos nossos planos e alcançar realizações.
É importante saber que não vamos nos sentir bem todos os dias. A autoestima não é algo que se mantém estável 100% do tempo. Existem momentos em que ela estará elevada e aqueles em que ela estará mais baixa, já que essa é uma construção constante em nossas vidas.
A psicoterapia é fundamental para o desenvolvimento da autoestima porque ela permite alcançarmos autoconhecimento. Vamos entender melhor as nossas características, reconhecer as nossas qualidades, compreender e aceitar os nossos defeitos.
Ter mais autoconhecimento ajuda a sermos gentis com nós mesmos. É uma forma de não nos esquecermos que temos defeitos e qualidades, como qualquer outra pessoa, que cometemos erros e acertos e que as nossas falhas não definem quem somos.
Começamos a ter mais autoestima porque tratamos os nossos sentimentos com gentileza. Aprendemos a nos perdoar e, assim, temos mais coragem e disposição para investir naquilo que é bom em nós.
A psicoterapia também ajuda a lidar com diferentes situações e aspectos, do passado ou do presente, que interferem nessa auto avaliação.
Entender de que maneira a autoestima se constrói é fundamental para que saibamos lidar com o nosso próprio ser. Por meio da psicoterapia, você desenvolverá esse autoconhecimento para que consiga encarar com mais equilíbrio os seus melhores e piores dias, praticando sempre a gentileza e a atenção consigo mesmo.
De ontem! 4.1 comemorado no estilo mexicano!
No meio de uma semana caótica, com feriado, muita gripe e corticóide todo dia pra levantar a pessoa aqui, finalizei com um jantar, muita risada e a certeza que esse ano novo será maravilhoso! Porque a gente não controla o que acontece com a gente, mas controlamos a nossa forma de encarar o problema! ❤️
Sem tempo, nada acontece!
Sem tempo, nada se consolida!
O tempo cura, renova, melhora, traz maturidade pra pessoas e idéias, nos faz ver como a vida pode se transformar num piscar de olhos e nos dá sempre a certeza de um recomeço.
Precisamos de tempo para absolutamente tudo! É o que nos traz a certeza de aproveitarmos o máximo que podemos da nossa vida.
E você, como anda aproveitando o seu tempo?
#vempraterapia
A ansiedade toma conta do nosso dia a dia e não deixa com que percebamos os detalhes do caminho percorrido. E são esses detalhes que tornam as nossas conquistas tão especiais!
Que em 2023 seja possível sair do automático e aproveitar cada detalhe, erros ou acertos, pois são eles que nos guiam para atingir cada objetivo planejado! Seja feliz em 2023! Com muita saúde, muito amor e momentos especiais!
Vem que vem 2023!!!
#felizanonovo #happynewyear
Há 4 anos atrás (embarquei exatamente em 24/12), eu fui realizar um sonho! Mais um! 🙏🏻
Intercâmbio aos 36 anos e apostando alto. Algo muito desejado desde os meus 16.
Voltei com toda a minha vida diferente e com uma das experiências mais sensacionais que tive na vida.
Eu, Angelina, gosto de experiências que me mostrem o quanto esse mundo é grande e diverso e o quanto sou abençoada por cada dia vivido, mesmo com os perrengues, que são muitos. Foram 8 incríveis meses. Sou só agradecimento por essa experiência!
Muito obrigada Austrália! Você me fez crescer muito! Sinto saudades! ♥️🇦🇺
O que você tem feito da sua vida? Leia até o final!
Um #recebido que vale a pena ir pro feed!
Essa frase é muito conhecida por todos nós. Mas você tem colocado em prática? Ou ainda está no modo automático? Fazendo tudo sempre igual?
Sua cabeça está aberta para aceitar novas formas de agir? Novas formas de viver?
Formas diferentes, mas que também trazem felicidade.
Fazer diferente nos tira da zona de conforto sim, incomoda no início, nos tira do conhecido.
Mas é importante para termos novas, e muitas vezes, melhores experiências.
Olhe para o todo e considere novos caminhos, novas atitudes... só assim você terá resultados diferentes do que tem hoje.
#vempraterapia
Sempre teremos obstáculos e a escolha sobre o que fazer com eles é nossa!
Que tal tornar a vida menos complicada e mais aproveitada? Sempre tem um caminho possível. Pense nisso!
#vempraterapia