Agende sua consulta

Síndrome de Burnout

filete rosa. svg
Updated: 20/09/2023
Tempo de leitura 3 min.

Sumário

Todos nós vivenciamos situações de pressão e de estresse todos os dias. Isso faz parte do nosso cotidiano. No entanto, quando existe excesso, isso se reflete de forma negativa na saúde mental, desencadeando problemas como a síndrome de Burnout.

O que é a síndrome de Burnout?

A síndrome de Burnout é um distúrbio emocional que tem relação direta com as atividades de trabalho. Por isso, ela também é conhecida como a síndrome do esgotamento profissional e se caracteriza por sintomas de estresse, exaustão extrema, esgotamento mental e físico resultante de uma condição de trabalho desgastante.

Esse problema costuma afetar os profissionais que precisam trabalhar todos os dias sob muita pressão, em muitas funções diferentes ou então que têm funções de grande responsabilidade. Logo, ela é comum entre médicos, professores, enfermeiros, jornalistas e policiais, por exemplo.

Quais são as causas da síndrome de Burnout?

Como vimos, a síndrome de Burnout é causada pela condição de trabalho desgastante. Pode ser, por exemplo, em função de trabalhar de forma excessiva ou então de atuar em ambientes onde há muita pressão, competitividade e responsabilidades excessivas.

A síndrome de Burnout também pode ocorrer quando ficamos responsáveis por atividades ou alcance de metas e objetivos muito difíceis. É necessário muito esforço para cumprir o esperado e isso causa a sensação de incompetência ou incapacidade, levando ao desgaste emocional e físico por causa da pressão, da cobrança, do cansaço e da sobrecarga.

Porém, é importante saber que a síndrome de Burnout não é provocada necessariamente por um trabalho que não gostamos de realizar. Esse problema pode afetar até mesmo aqueles que estão satisfeitos com o cargo que ocupam. Mas o excesso e as atribulações do dia a dia vão se acumulando e levando ao desgaste, ainda que tenhamos realização profissional.

Quais são os sintomas de síndrome de Burnout?

A síndrome de Burnout manifesta sintomas de ordem emocional, psicológica, comportamental e física. Por isso, são vários os sinais que indicam que algo errado está acontecendo. Por exemplo:

  • cansaço mental e físico excessivo;
  • dor de cabeça frequente;
  • dificuldade para se concentrar;
  • sensação de insegurança;
  • sentimento de fracasso;
  • negativismo;
  • alterações no apetite;
  • insônia;
  • desesperança;
  • sentimento de incompetência;
  • isolamento social;
  • alterações repentinas de humor;
  • aumento da pressão arterial;
  • dores musculares;
  • problemas gastrointestinais;
  • alterações nos batimentos cardíacos.

Vale ressaltar que os sintomas começam mais leves e tendem a intensificar conforme o tempo passa. Por isso, nem sempre conseguimos identificar a síndrome de Burnout quando ela está no começo, pois esses sintomas podem ser vistos como passageiros e sem muita importância. Mas é fundamental identificar que algo está errado para buscar ajuda.

Como a síndrome de Burnout é tratada?

A síndrome de Burnout precisa ser tratada porque ela pode causar incapacidade profissional. Além disso, conforme o problema evolui, pode desencadear a depressão. Assim, a intervenção é realizada pelo psiquiatra e o psicólogo.

No primeiro momento, o tratamento é feito com psicoterapia para que a pessoa consiga compreender suas emoções e seus sentimentos, desenvolver mais autoconhecimento e saber como lidar com as diferentes situações que acontecem no seu dia a dia.

O suporte psicológico é fundamental para sabermos como encarar os desafios e manter as emoções sob controle, mesmo em um momento mais tenso e de pressão. Além disso, a psicoterapia ajuda na aplicação de técnicas para relaxar o corpo e a mente em uma situação de estresse, para que as tensões não fiquem acumuladas e não prejudique o emocional.

Em alguns casos, é necessário também a intervenção do psiquiatra com a administração de medicamentos, como antidepressivos ou ansiolíticos. O psicólogo também ajuda a determinar se é necessário esse tipo de intervenção ou se a psicoterapia é suficiente para promover a melhora da saúde mental.

O mais importante é não negligenciar os primeiros sintomas que podem indicar a síndrome de Burnout. Quando o problema recebe a atenção do psicólogo logo no começo, é mais fácil manter a situação sob controle para que ela não acabe evoluindo para um estágio mais grave.

Angelina Loureiro
CRP 06/92691
Sou formada em Psicologia pela Universidade São Marcos – São Paulo/SP.
Atendimento clínico desde 2008
Veja minha formação completa
Gostou desse conteúdo? Compartilhe com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua consulta
Agende aqui
Fazer terapia não é um ato de fraqueza ou loucura. É uma demonstração de coragem, lucidez, força e determinação para mudar o que te impede de ser feliz.
filete rosa. svg
Acompanhe no Instagram
@psi.angelinaloureiro
De ontem! 4.1 comemorado no estilo mexicano!
No meio de uma semana caótica, com feriado, muita gripe e corticóide todo dia pra levantar a pessoa aqui, finalizei com um jantar, muita risada e a certeza que esse ano novo será maravilhoso! Porque a gente não controla o que acontece com a gente, mas controlamos a nossa forma de encarar o problema! ❤️
Sem tempo, nada acontece!
Sem tempo, nada se consolida!
O tempo cura, renova, melhora, traz maturidade pra pessoas e idéias, nos faz ver como a vida pode se transformar num piscar de olhos e nos dá sempre a certeza de um recomeço. 
Precisamos de tempo para absolutamente tudo! É o que nos traz a certeza de aproveitarmos o máximo que podemos da nossa vida. 
E você, como anda aproveitando o seu tempo?
#vempraterapia
A ansiedade toma conta do nosso dia a dia e não deixa com que percebamos os detalhes do caminho percorrido. E são esses detalhes que tornam as nossas conquistas tão especiais!
Que em 2023 seja possível sair do automático e aproveitar cada detalhe, erros ou acertos, pois são eles que nos guiam para atingir cada objetivo planejado! Seja feliz em 2023! Com muita saúde, muito amor e momentos especiais!
Vem que vem 2023!!!
#felizanonovo #happynewyear
O que você tem feito da sua vida? Leia até o final!

Um #recebido que vale a pena ir pro feed!
Essa frase é muito conhecida por todos nós. Mas você tem colocado em prática? Ou ainda está no modo automático? Fazendo tudo sempre igual?

Sua cabeça está aberta para aceitar novas formas de agir? Novas formas de viver? 

Formas diferentes, mas que também trazem felicidade.
Fazer diferente nos tira da zona de conforto sim, incomoda no início, nos tira do conhecido.
Mas é importante para termos novas, e muitas vezes, melhores experiências.

Olhe para o todo e considere novos caminhos, novas atitudes... só assim você terá resultados diferentes do que tem hoje.

#vempraterapia
Sempre teremos obstáculos e a escolha sobre o que fazer com eles é nossa!
Que tal tornar a vida menos complicada e mais aproveitada? Sempre tem um caminho possível. Pense nisso! 
#vempraterapia
This error message is only visible to WordPress admins
Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
magnifiercrossmenuchevron-down