Agende sua consulta

Transição de carreira

filete rosa. svg
Updated: 20/09/2023
Tempo de leitura 3 min.

Sumário

A complexidade do processo de transição de carreira

Geralmente, decidimos fazer uma transição de carreira com base em alguma motivação maior. Para alguns de nós pode ser, por exemplo, pela insatisfação com o trabalho atual. Para outros, pode ser a desvalorização que encontra em sua área, o desejo de aumentar a renda e até mesmo uma realização pessoal, concretizar um sonho de infância.

Seja como for, existe algo muito impactante que leva a essa decisão. Por isso, o processo de transição de carreira costuma ser muito complexo e baseado, na maioria das vezes, em emoções. É natural termos dúvidas e incertezas.

Será que estou tomando a decisão correta? Será que esse é o melhor momento para mudar? Será que vou conseguir me adaptar ao novo trabalho? Será que eu não deveria dar mais uma chance para minha carreira atual?

Além de tudo isso, experimentamos as pressões externas. As opiniões podem ficar divididas entre aqueles que dão apoio para essa mudança e os que não compreendem nossas motivações e acabam desestimulando a transição. Por isso, é muito importante manter o equilíbrio psicológico.

A importância do autoconhecimento na transição de carreira

A insegurança faz parte do processo de transição de carreira, já que estamos mergulhando em um universo, muitas vezes, completamente novo e desconhecido. Isso acontece, em especial, quando decidimos migrar para uma área muito diferente.

Fica a dúvida se vamos de fato conseguir nos adaptarmos a essa novidade, se somos capazes de realizar essa nova função e se vamos mesmo gostar da nossa escolha. O processo de autoconhecimento é muito importante para fazer essa transição de uma forma mais tranquila.

Por meio dele, conseguimos organizar melhor os nossos pensamentos, emoções e sentimentos para entender se é o que desejamos, se o momento é agora e se a escolha que está sendo feita é realmente a mais vantajosa.

Além disso, com mais autoconhecimento, conseguimos entender as nossas qualidades e fraquezas. Podemos trabalhar essas características de modo que elas nos auxiliem a fazer a transição com mais segurança e confiança.

O autoconhecimento ajuda a ter uma visão realista de quem somos, do nosso potencial. É uma forma de elevar a autoestima e de acreditar em nossa competência, além de clarear as ideias para traçarmos os nossos planos de uma forma mais consciente, tendo uma visão realista de tudo aquilo que é possível e do que precisamos fazer para alcançarmos os nossos objetivos.

A psicoterapia é fundamental na transição de carreira

Por instinto, o ser humano costuma reagir de uma forma negativa às mudanças. Elas fazem com que tenhamos que sair da nossa zona de conforto e caminhar em direção a algo desconhecido. Por isso, muitos de nós sempre se sentem tão inseguros na hora de mudar para outra profissão.

A psicoterapia é fundamental nesse processo porque ela ajuda a desenvolvermos o autoconhecimento. Todo processo de mudança precisa de uma mente calma, tranquila e consciente das decisões que estão sendo tomadas. A razão precisa estar presente para que as emoções não acabem dominando e levando a escolhas equivocadas ou inadequadas.

Ao fazer terapia, conseguimos estruturar da melhor forma as nossas metas, objetivos e os planos para o futuro. Conseguimos lidar com essa mudança com mais tranquilidade e segurança, confiantes daquilo que estamos fazendo.

Se você também está querendo fazer a transição de carreira, procure a ajuda de um psicólogo para equilibrar suas emoções, aprimorar o seu autoconhecimento, compreender as motivações desse processo e ainda aquilo que você deseja para o seu futuro. Assim poderá traçar planos mais precisos e bem-sucedidos.

Angelina Loureiro
CRP 06/92691
Sou formada em Psicologia pela Universidade São Marcos – São Paulo/SP.
Atendimento clínico desde 2008
Veja minha formação completa
Gostou desse conteúdo? Compartilhe com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua consulta
Agende aqui
Fazer terapia não é um ato de fraqueza ou loucura. É uma demonstração de coragem, lucidez, força e determinação para mudar o que te impede de ser feliz.
filete rosa. svg
Acompanhe no Instagram
@psi.angelinaloureiro
This error message is only visible to WordPress admins
There has been a problem with your Instagram Feed.
magnifiercrossmenuchevron-down