Agende sua consulta

Depressão

filete rosa. svg
Updated: 20/09/2023
Tempo de leitura 3 min.

Sumário

O que é a depressão?

A depressão é um tipo de transtorno mental que se caracteriza pelo sentimento de tristeza profunda ou de total vazio. Ela é classificada como uma doença e pode afetar pessoas de qualquer idade.

É fundamental que seja diagnosticada e devidamente tratada porque a depressão afeta de forma significativa a nossa vida. Embora ela não provoque alterações aparentes na saúde física, causa um completo desânimo e a perda de interesse por tudo aquilo que fazíamos diariamente em nossa vida.

A vida perde o sentido. Já não conseguimos mais nos relacionarmos com as outras pessoas nem desempenhar as nossas atividades, seja nos estudos ou no trabalho. Mesmo nossa participação na família é afetada.

Quais são as causas da depressão?

A depressão pode ter causas diferentes. Embora o quadro não seja o mesmo da tristeza, quando uma pessoa não consegue superar um momento ou uma situação triste ela também pode desenvolver a depressão.

Contudo, existe uma série de outros fatores que se relacionam com essa doença, por exemplo, as condições socioambientais, a predisposição genética e alterações nos processos químicos do cérebro.

Sendo assim, podemos ficar deprimidos por vivenciar um estresse emocional muito intenso ou prolongado, o que pode ser a morte de uma pessoa querida, o rompimento de uma longa relação, a insatisfação com o seu trabalho, traumas psicológicos, entre outros.

Um problema mais recente que também tem sido verificado é que o uso desenfreado de redes sociais pode favorecer a depressão. O estilo de vida é mais um fator de risco, uma vez que problemas com o sono e as dietas muito ricas em açúcar favorecem os quadros depressivos, assim como o uso de substâncias tóxicas, incluindo as bebidas alcoólicas e certos medicamentos.

Vale ressaltar que nem sempre um fator isolado é o que vai desencadear a depressão. Na verdade, ela é causada pela soma de diferentes fatores. São eles que reduzem a capacidade que o cérebro tem de reagir aos eventos e, com isso, a depressão se instala.

Quais são os sintomas da depressão?

Assim como existem vários fatores que podem causar a depressão, ela também pode ser classificada em diferentes tipos. Há, por exemplo, a depressão maior ou depressão clássica, o transtorno depressivo persistente, a depressão pós-parto, depressão psicótica, entre outras.

Por isso, os sintomas podem se manifestar de formas diferentes em função do tipo de depressão e até mesmo da característica da doença. Afinal, ela não é igual para todos.

De toda forma, alguns sintomas típicos de um quadro depressivo são:

  • sensação de vazio;
  • sensação de tristeza profunda;
  • irritabilidade;
  • desânimo;
  • cansaço fácil;
  • desmotivação;
  • incapacidade de sentir alegria ou prazer;
  • apatia;
  • indecisão;
  • falta de vontade;
  • desesperança;
  • sensação de desamparo;
  • medo e insegurança;
  • falta de sentido na vida;
  • sensação de fracasso;
  • pessimismo;
  • dificuldade de concentração;
  • dificuldade de raciocínio;
  • ganho ou perda de apetite e de peso;
  • problemas para dormir.

Algumas pessoas depressivas têm ainda o desejo de morte e, por isso, têm pensamentos ou mesmo tentativas suicidas.

Ocorrem também manifestações físicas que não são diagnosticadas por exames, como dor de barriga, diarreia, má digestão, tensões musculares, dor de cabeça, pressão no peito e outros.

Como a depressão é tratada?

O tratamento da depressão varia de um paciente para o outro, tanto em função do tipo do quadro depressivo quanto da intensidade do problema. É preciso considerar as possíveis causas para adotar a melhor abordagem em cada caso.

Basicamente, a depressão é tratada por meio de psicoterapia e de medicamentos, quando necessário. Isso porque é preciso tratar as causas emocionais que estão desencadeando o problema e os medicamentos são importantes para ajudar a equilibrar a química do cérebro e favorecer as demais abordagens.

A psicoterapia, tem um bom efeito na depressão, uma vez que auxilia na adoção de medidas práticas no dia a dia para ressignificar determinadas situações e também emoções e sentimentos, para que a pessoa consiga lidar da melhor forma com sua própria vida.

O mais importante é entender que a depressão é uma doença e precisa receber a devida atenção. Não se trata de uma escolha individual, mas algo que foge a sua vontade e ao seu controle, inclusive, que pode ter origens em seu próprio organismo. Daí a importância de buscar a ajuda do especialista para receber o tratamento mais adequado.

Angelina Loureiro
CRP 06/92691
Sou formada em Psicologia pela Universidade São Marcos – São Paulo/SP.
Atendimento clínico desde 2008
Veja minha formação completa
Gostou desse conteúdo? Compartilhe com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua consulta
Agende aqui
Fazer terapia não é um ato de fraqueza ou loucura. É uma demonstração de coragem, lucidez, força e determinação para mudar o que te impede de ser feliz.
filete rosa. svg
Acompanhe no Instagram
@psi.angelinaloureiro
This error message is only visible to WordPress admins
There has been a problem with your Instagram Feed.
magnifiercrossmenuchevron-down